Moqueca luso-capixaba Recipe

Moqueca luso-capixaba

Copy & Paste into your blog!

Ingredients

1 kg de filés de bacalhau, badejo ou robalo com cerca de 1,5 cm de espessura

1 kg de tomates bem vermelhos mas firmes

2 maços de coentro

1 maço de salsinha

2 maço de cebolinha verde

suco de limão

sementes de urucum fervidas no azeite ou colorau

1 pimenta malagueta picadinha (opcional)

sal (q.b)

azeite (q.b.).

How to make Moqueca luso-capixaba


Tempere os filés de bacalhau fresco (postas de robalo ou badejo) com sal e limão.

Em uma legítima panela de barro capixaba tipo rasa, com tampa, coloque os tomates cortados com pele e caroços. Adicione o suco de um limão, uma pitada de sal, um maço de coentro picadinho, salsa e cebolinha picadas e adicione o azeite previamente fervido com o urucum (separando as sementes) ou o colorau.

Deixe ferver até o tomate ficar macio. Adicione os filés de peixe, sem superpô-los para que não se desmanchem na hora de servir.

Mergulhe o peixe no molho bem quente e regue fartamente com o azeite. Adicione o suco de meio limão e prove, corrigindo o sal.

O peixe deve cozinhar por 15 minutos com a panela tampada sem mexer. Enfeite com o resto do coentro picado e sirva na própria panela, ainda fervendo.

Se quiser preparar moqueca com molho de camarão, cozinhe camarão descascado junto com o peixe. Da mesma forma, pode-se preparar moqueca de lagosta, camarão ou marisco.

A legítima moqueca capixaba não leva cebolas. Algumas pessoas gostam de usar cebola picadinha. Acompanhe com pirão e arroz branco.

Register or login to add a comment!

Share